Novidade! O Rotary Showcase pode ajudá-lo a encontrar parceiros para projetos.
Agora, os Rotary e Rotaract Clubs podem buscar parceiros de projetos no Rotary Showcase. Você pode listar projetos propostos e procurar parceiros para apoio financeiro ou de outro tipo, compartilhar o orçamento da sua inciativa de Subsídio Global e se conectar com outros clubes – tudo isso com o objetivo de implementar novos projetos para ajudar comunidades do mundo inteiro.
Fazendo a diferença
Associados e participantes de programas do Rotary, por meio de milhares de projetos, trabalham diariamente para melhorar a qualidade de vida em comunidades do mundo inteiro.
Os Subsídios Globais apoiam atividades internacionais maiores que tenham resultados sustentáveis e mensuráveis nas áreas de enfoque do Rotary. Ao trabalhar juntos para atender a necessidades reais da comunidade, os clubes e distritos fortalecem suas parcerias globais.
Leia o Guia sobre Subsídios Globais para saber como planejar seu projeto, fazer pedido de subsídio, implementar a iniciativa e enviar os respectivos relatórios sobre progresso e resultados alcançados.
O que os Subsídios Globais apoiam
Os Subsídios Globais podem financiar:
- projetos humanitários;
- bolsas para estudos acadêmicos em nível de graduação;
- equipes de formação profissional, ou seja, grupos de profissionais que viajam para o exterior para ensinar profissionais locais ou aprender com eles sobre seu campo de atuação.
Como são financiados
O orçamento mínimo para um projeto de Subsídio Global é de US$30.000 e o Fundo Mundial fornece no máximo US$400.000. Para financiar um projeto, os parceiros do subsídio podem usar uma combinação de Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC), dinheiro e/ou doações direcionadas e rendimentos passíveis de dispêndio provenientes de subfundos do Fundo de Dotação. Doações de FDUC serão equiparadas em 80% pelo Fundo Mundial. Não há valor mínimo para a equiparação do Fundo Mundial.
Qualificação
Tanto o parceiro local (distrito ou clube no país onde a atividade está sendo realizada) como o parceiro internacional precisam se qualificar antes de fazer pedido de Subsídio Global. Saiba mais sobre o processo de qualificação. Os presidentes da Comissão da Fundação Rotária de clube e de distrito podem ajudá-lo a planejar como usar o seu FDUC e fornecer mais detalhes sobre a qualificação do seu clube.
Pedido de subsídio bem-sucedido
Assim que começar o planejamento, fale com especialistas locais para garantir que tenha um projeto e pedido de subsídio fortes. A rede de recursos distritais (veja abaixo) pode ajudar.
Para ser aprovado, seu pedido deve descrever claramente como o projeto, bolsa de estudo ou equipe de formação profissional:
- é sustentável (inclua planos para sucesso em longo prazo, mesmo depois de esgotados os fundos do Subsídio Global);
- inclui metas mensuráveis demonstradas por relatórios de progresso;
- está alinhado a uma das nossas áreas de enfoque;
- atende a necessidades reais da comunidade (todo clube ou distrito que solicitar um Subsídio Global para apoiar projeto humanitário ou equipe de formação profissional terá, primeiramente, que realizar uma avaliação da comunidade e elaborar o projeto com base nos resultados);
- envolve ativamente associados do Rotary e membros da comunidade;
- atende aos requisitos de qualificação contidos nos termos e condições dos subsídios.
Os pedidos são aceitos o ano todo e analisados por ordem de chegada.
Obs.: clubes e distritos parceiros devem entregar à Fundação Rotária, até 30 de junho, pedidos de subsídios referentes a bolsas de estudo cujo ano letivo comece em agosto, setembro ou outubro.
Saiba mais sobre o Ciclo do Subsídio Global.
Monitoramento e avaliação
A avaliação dos resultados do projeto é extremamente importante. O monitoramento e envio de relatórios garantem que os subsídios do Rotary tenham impacto positivo.
Saiba mais no Plano de Monitoramento e Avaliação dos Subsídio Global - Suplemento.
Você terá que preencher um relatório digital sobre o subsídio. Para se preparar, consulte este modelo.
Rede de recursos distritais
Você conta com os melhores recursos em seu distrito: associados do Rotary com experiência nas nossas áreas de enfoque e em planejamento de projetos. Tais especialistas também incluem alumni, rotaractianos e membros de Grupos Rotary em Ação e da Equipe de Consultores Técnicos da Fundação Rotária (Cadre). Se quiser receber orientação de um integrante da Cadre sobre planejamento ou implementação de projetos, envie um e-mail para [email protected].
Peça para o presidente da sua Comissão Distrital de Serviços Internacionais ajudá-lo a se conectar com esta rede distrital de recursos. Se o seu distrito ainda não indicou um presidente para esta comissão, fale com o governador ou envie um e-mail para [email protected].
Conheça o passo à passo: https://map.rotary.org/pt/project/pages/LearnMore.aspx






